segunda-feira, 23 de junho de 2014

Competitividade é fundamental

Competitividade é a capacidade da organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras.

Hoje todos nós somos medidos pela força de nossa competitividade. Por isso que colaboradores se dedicam tanto tempo ao estudo e treinamento. E empresas investem muito os seus recursos no aprimoramento dos seus produtos ou serviços.

Sabemos que vivemos num mundo capitalista onde os melhores serão os lembrados.

O que a de errado nisso? A meu ver nada. É processo natural de exclusão porém justo pois todos podem escolher o nível de competitividade que desejam ter e onde pretendem chegar com seus produtos ou serviços.

Ser competitivo é prepar-se para não perder a oportunidade que poderá transformar sua vida e a vida de outros.

Então fica a pergunta
.
Como viver num mundo Corporativo extremamente competitivo?

Simples, dedique-se muito a ultrapassar seus limites. Vá além dele onde poucos ou ninguém ainda chegou.

Acredita que isso não é justo?

Então melhor diminuir suas ambições pois o caminho mais curto e menos doloroso é como castelo construido na area, um dia desmorona e ele, seus sonhos, também.

Tenha grandes sonhos profissionais e empresariais. Seja ambicioso mas não perverso. Estude, dedique-se em ser o melhor, mas não se esqueça de respeitar o sonho e direito dos outros.

Meu filho Rafael com 21 anos teve que ir morar no exterior como forma de aprimorar seu inglês e ter um diferencial na sua profissão. O preço de abrir mão de muita coisa pessoal foi alto, mas hoje ele colhe os frutos desse sacrifício.

Apredi com a vida algo, “nada é sacrificio quando temos um sonho”.

Quando vejo nosso comercio sendo pressionado por empresas entrantes, estruturadas nacionalmente, me da a certeza que a única forma de ganhar um jogo é atacando, pois quem apenas se defende, uma hora vai tomar o gol.

Para não sermos derrotados por nossa concorrência, é necessário nos tornar competitivo em alto nível.

Para isso precisamos conhecer o mercado e seus consumidores de uma forma única e diferenciada.

Se ficarmos somente cortando gastos e diminuindo investimentos, em breve seremos apenas uma boa lembrança.

Quando vejo uma empresa de nossa região atuando em outra região, me sinto honrado por saber que existem empresários com visão de que temos força e conhecimento para sermos competitivos.


Sua empresa é competitiva ou apenas sobrevive?

Para que uma empresa seja competitiva se faz necessário ter colaboradores com este mesmo perfil.

Esta soma de valores e conhecimentos é que dimenciona a extenção do crescimento de uma empresa.

Podemos ser uma empresa competitiva no municipio, região, estado, Brasil ou até mesmo no mundo.

As barreiras que separam estes mercados são derrubadas pela força inovadora do produto e a estrutura funcional da empresa.

Por isso é importante fazer um planejamento de crescimento, onde quanto maior for seu crescimento, diversas mudanças devem ser implementadas.

Analise a missão de sua empresa. Determine sua abrangência e comece a superar seus obstáculos. Mas não se esqueça de estar sempre redeado por profissionais competitivos.
Para ser competitivo existem princípios que são valorizados pela vida e por empresas.
Digo pela vida pois tudo que se planta, colhe.

Acrescento Empresas porque já foi o tempo onde os seus dirigentes não observavam a postura dos colaboradores. E uma que eu destaco é a ética.

O caminho da ética pode ser o mais difícil, porém, os resultados são duradouros. Esta verdade posso confirmar tendo como exemplo a vida Jesus Cristo.

Ele foi um lider que teve um diferencial que o tornou competitivo de tal forma que milhões de pessoas ainda buscam conhecê-lo.

A força de sua competitividade estava no amor pelos outros e por sua missão.

Quer ser lembrado por muitos, aprenda a ser competitivo com a pessoa certa...Jesus.

Onaldo Rios

terça-feira, 10 de junho de 2014

Superação

A palavra Superação demonstra que alguém foi além dos seus limites, superou expectativas ou mesmo conseguiu superar adversários que pode ser alguém ou algo que o limite. É ultrapassar barreiras que imaginava não ser possível.

É muito bom ouvir histórias de pessoas que superaram seus gigantes e com isso mudaram realidades que se apresentavam como impossíveis.

Esta verdade também se aplica nas empresas que conseguem superar seus limites e renovarem suas esperanças e resultados.

Nossa região está precisando exatamente disso: SUPERAÇÃO, um choque de iniciativas sobre um longo período esquecida pelo Poder Público e Privado.

Precisamos reescrever nossa história.

Se queremos ver nossa região prosperar, com as empresas gerando mais oportunidades de trabalho, grandes empresas chegando para investir aqui, precisamos dar nossa contribuição. Cada um precisa fazer a sua parte.

Como?

Acreditando e agindo.

Ninguém supera limites, vence dificuldades, ultrapassa barreiras sem ação; apenas ficar na conhecida zona de conforto não vai gerar a mudança que precisamos.

E a primeira coisa a se fazer é preparar para enfrentar os obstáculos, e uma das ferramentas que podemos utilizar chama-se benchmark que é aprender com quem já faz bem feito, e pra isso precisamos sair de nossa caixinha de conhecimento.

No gráfico da evolução de uma empresa, o início normalmente representa crescimento, porém, quando chega a fase adulta a acomodação faz com que todos acreditem que não existe concorrente que possa superá-la.  Este topo ou inércia representa o início do fim de qualquer empresa. Pois neste gráfico quem não está subindo está iniciando a descida.

Por isso não podemos nos acomodar e buscar a cada dia superar metas de melhorias ou desafios que por algum motivo esteja nos impedindo de continuar desenvolvendo.

Esta energia da superação traz grande prazer a quem se envolve, transformando nosso local de trabalho em um lugar mais prazeroso e individualmente nos tornando mais feliz.

É encantador quando podemos ver alguém se superar, passar o seu limite, fazendo uma mudança radical no seu destino.

A Bíblia é recheada de exemplos de superação. Gênesis 37 conta a história de José do Egito que foi rejeitado pelos irmãos, preso, vendido como escrevo e, mesmo assim, se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito no seu tempo.

E como seria a aplicação nas nossas vidas do poder deste Deus de José, em nos reerguer através da superação?

Pensando nisso veio a minha mente diversos amigos ou conhecidos que seriam exemplos vivos de superação pela Fé em Cristo que poderia citar.

Porém o desejo do meu coração é que você experimente esta Superação de forma pessoal.

Então só me restou uma opção. Convidá-lo a buscar em Deus a superação que você ou sua empresa precisam.

Não importa quem seja você ou como vive. Creia, Ele quer te ajudar.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Você sabe o que significa “Metanóia”?

Mudança de mente ou de ideia.

Algo fundamental nos dias de hoje tanto para nos como indivíduo ou para empresas, pois adaptação a uma nova realidade de forma rápida fará toda diferença na sobrevivência e crescimento.

A escritora Sônia Café tem uma expressão que gosto muito que diz: “mudamos o mundo ao mudarmos a nós mesmos”.

No mundo corporativo é comum encontrarmos pessoas que se dizem serem abertas a novas tendências e modelos, que sua empresa valoriza mudanças, mas na prática o que encontramos são firmas sendo fechadas, encerrando suas atividades justamente porque não conseguem enxergar o novo.

Para que mudanças aconteçam é necessário:
1º - romper com as velhas práticas que já não trazem o resultado esperado.
2º - adotar novos comportamentos baseados em valores fundamentados na ética, valorização do ser humano e respeito ao meio ambiente;
3º - interiorizar novos comportamentos e pensamentos.

Na década de 90 tive a oportunidade de ter contato com o Programa de Qualidade Total que revolucionou os processos da Fábrica Leite Glória. E posso garantir que todos nós, funcionários na época, fomos transformados por este conceito de excelência em todas as áreas de nossas vidas, pois foram incorporadas como uma nova forma de olhar o mundo.

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente um empresário de nossa região, com uma história de luta, dedicação e superação para manter suas empresas sustentáveis e lucrativas, diante das grandes mudanças ocorridas no país e consequentemente, em nossa região.

Seu nome é Wilson Chequer, que com controles eficientes e acompanhamentos diários, demonstra total conhecimento e controle de seus negócios, utilizando a informação para tomada de decisões, demonstrando adaptação ao novo.

Se desejamos que nossa região seja referência, que nossas empresas sobrevivam de maneira saudável, com oportunidades para todos, a mudança de mente precisa acontecer em todas as áreas: no Comércio, na Indústria, Escola, no prestador de serviço, na administração das Igrejas e no Serviço Público.

Onde quer que existam pessoas trabalhando, podemos buscar excelência no que fazemos.

Einstein dizia: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original...”.

Se abrirmos nossas mentes a novas ideias e posturas, experimentaremos uma mudança extraordinária e seremos uma região próspera e sustentável.

Encerro meu comentário citando um trecho do livro de Romanos que diz “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.

Isso é Metanóia.