segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mensagem da Semana

Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.

Eclesiastes 11:4

Identidade e Destino

Por tudo que já conheci trabalhando em diversas regiões do nosso Brasil, posso afirmar que nossa região está diante de grandes oportunidades de crescimento, mas falta encontrar nossa Identidade para construirmos nosso destino.

O pensador Pilzer escreveu que “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”.

Nossa região precisa novamente encontrar o caminho do sucesso para termos mais e melhores oportunidades para todos. Precisamos nos redescobrir como referência em algum segmento, como já ocorreu no passado.

Ao olhar para alguns municípios de sucesso ou outras regiões no Brasil, somos levados a crer que podemos e devemos criar mais pontos de interesse para atrair consumidores de todo Pais. Para isso, primeiro precisamos acreditar que é possível e depois, unirmos forças: empresários, poder público e sociedade.

Se queremos realmente conquistar novos mercados, primeiro temos que nos conhecer e saber onde queremos chegar. Isso é identidade e destino.

Estive num encontro promovido pelo Sindicato do Comercio de nossa região onde empresas do mesmo ramo estariam se unindo para formar um grupo de negócios com identidade própria e princípios baseados na ética e respeito mútuo. Com este agrupamento deixarão de serem pequenos empreendedores para formarem uma grande rede de lojas.

Fantástico!!! Isso prova que juntos podemos concorrer com as grandes lojas que estão vindo para nossa região. Homens de visão que estão buscando não apenas reclamar da vida, mas construir um futuro.

E quem ganha com isso?

Todos ganham.

Albert Einstein disse: Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Tenho observado que algumas empresas da nossa região buscaram crescimento abrindo novas lojas, aumentando a oferta de seus produtos, baseando na boa aceitação e grande procura, porém poucos destes empreendimentos tornaram exemplo de sucesso. Será que nossa região não tem consumidor com poder de compra para sustentar estas iniciativas ou falta organização e planejamento? Precisamos entender que crescer sem se estruturar é arriscar o que já se conquistou. Como tudo na vida, algo maior traz riscos e responsabilidades maiores.
Temos boas empresas com produtos diferenciados e até mesmo inovadores, mas precisamos de líderes menos centralizadores, que aceitem ajuda de profissionais na construção da identidade e do destino deste sonho e principalmente mão de obra qualificada e motivada a superar desafios.
Se estamos vivendo um momento de crise de identidade e destino também é verdade que é justamente nos momentos de crise que encontramos as melhores oportunidades. Mas para que isso aconteça é necessário ter fé, atitude, pensar de forma positiva, começar hoje a construir o futuro, arriscar, sair da zona de conforto e investir em formação. Esta palavra é aplicável não somente para as empresas, mas para todos nós.
Alguém me disse que estamos no interior, longe dos grandes centros e por isso não podemos competir com as grandes marcas. Engano!!! Uma empresa para ser grande precisa é ter grandes sonhos, visão, inovação, organização e profissionalismo.
Será que sua empresa realmente sabe “quem é” e “para onde” ela está te levando? Sabe realmente qual seu modelo de negócio? Quem é e onde está seu público alvo? Entende as necessidades do mercado e como seu produto pode supri-las? Seu preço está dentro da realidade do seu cliente? Sabe como seu produto vai estar posicionado no mercado daqui a 1 ano, ou até melhor, daqui a 5 anos? Sabe como o consumidor vê seu produto? Estas e muitas outras questões é que define a continuidade ou não de sua empresa, pois estamos falando de “sustentabilidade”.


Desejo trazer tudo isso como reflexão para juntos construirmos o futuro da nossa região.

terça-feira, 22 de abril de 2014

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Prosperidade

Tenho recebido críticas de pessoas e empresários que afirmam não termos mais prosperidade em nossa região, e falar sobre isso é insistir em algo que não podemos mudar esta realidade.

Sabendo que Prosperidade significa está em plena ascensão, física, mental, financeira, ambiental e social, fui tentar entender se realmente estamos vivendo esta crise.

Verdade que temos diversas empresas passando por momentos difíceis e isso traz impacto direto aos trabalhadores e junto com isso um desaquecimento da economia local. Mas encontrei empresas investindo acreditando que esta é uma crise mundial, não somente regional, e que ao passar, quem estiver preparado sairá na frente na conquista dos mercados.

Também é possível observar que grandes Marcas têm se instalado aqui, ou seja, acreditam no potencial da nossa região enquanto mercado consumidor. Ou seja, encontrei crise sim, mas sabemos que onde existem dificuldades também existem oportunidades. Sabendo disso posso afirmar que a prosperidade está diante de nós, mas existem aqueles que insistem em apenas lamentar da vida
.
O que desejo é que nós possamos focar num propósito e modelo de Prosperidade. 
Dedicarmos a ele com todas as nossas forças, mas conscientes que não existe vitória sem grandes lutas, sendo necessário determinação, entrega, Fé e muito esforço.

Visão ampliada do Mundo é o que precisamos ter para conquistar o reconhecimento e oportunidades diante deste mercado consumidor globalizado que compra produto da China apenas com o click do seu computador.

Precisamos unir Patrão e Colaborador. Esta força corporativa, é algo fundamental e todos precisam entender que não existe Prosperidade de um sem que haja a do outro. Desafios somente são superados com a união e o envolvimento destas duas partes.

Ai está o grande milagre da Prosperidade. Saber que um depende do outro e que juntos podem formar um time imbatível e vitorioso.

Grandes empresas quando falam sobre participação no resultado financeiro, estão dizendo exatamente isso. Se trabalharmos juntos para superarmos um resultado “X”, o lucro desta parceria será dividido entre todos.

Trabalhando nesta linha grandes ideias brotam como água cristalina de uma fonte que parece até mesmo ser algo inesgotável.

A Prosperidade de uma região se mede pela prosperidade de seu povo e não pela riqueza de alguns.

Se desejamos tornar nossa região Prospera precisamos responder as seguintes perguntas:

  •     Você Empresário, tem investido na melhoria do seu produto, do atendimento ao cliente e na qualidade de vida do seu colaborador?


  •  E você Colaborador, tem produzido com a intenção de ver sua empresa prosperar, com comprometimento na qualidade e redução de desperdícios?


A verdade é que vivemos numa região estratégica entre 3 Estados, com Terra fértil, fartura de águas, boas instituições de ensino e um Povo trabalhador.

Então o que nos falta é tão somente juntarmos forças e conhecimentos para alcançarmos a Prosperidade que todos nós desejamos. Isso se chama Atitude.

Sim, creia, a Prosperidade está nos olhos de quem vê.

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” John Lennon



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Eu tenho um sonho

Eu tenho um sonho. Na verdade tenho muitos sonhos, e um dos principais é ver nossa região sendo referência de prosperidade e oportunidades para nossa gente.

Reconheço que ter sonhos não é fácil, pois a vida fica refém deles e todas as ações começam a ter como objetivo alcançar estes sonhos. Mas como viver sem sonhos? Pois são eles que nos impulsionam e motivam a avançar, apesar das adversidades que a vida nos apresenta.

A dica é nunca desistir dos sonhos, trabalhar com determinação e coragem para alcançar o alvo desejado. Com relação ao meu sonho sobre prosperidade para nossa região, venho tentando materiarizá-lo oferecendo ajuda para participar do sonho de diversos empresários. Tenho procurado homens de visão para formarmos um grupo com o firme propósito de trabalharmos para construir o futuro empreendedor desta terra.

Precisamos construir este sonho com empenho e fusão de forças. Mas apenas ter sonhos não resolve, por isso precisamos agir para que os sonhos se transformem em realidade. Sei que muitos também têm sonhos, pois o ser humano foi dotado com esta força tremenda de imaginar o inexistente, e muitas vezes impossível de realizar para grande parte das pessoas normais.

Mas o diferencial não é ter sonhos, mas o que se faz em prol da realização destes sonhos. A construção de sua casa, a formação de uma família, a compra de um carro, o término de um curso, poder ajudar outras pessoas a mudar sua realidade, a conquista de uma vaga de emprego, passar num concurso. Muitos sonhos podem fazer parte do seu pensamento, mas o que você tem feito para conquistá-los?

Ficar reclamando que nossa região não traz oportunidades é a desculpa de quem não quer pagar o preço para realizar o seu próprio sonho. Quando vejo empresas como a “Xamego Bom”, de Bom Jesus, construindo uma fábrica nova e ousada, me traz a certeza de que se sonharmos, e isso for a razão de nossa existência, não existe desafio que não possa ser superado.

Esta foi apenas uma empresa que citei, mas existem diversas outras em fase de expansão aqui na região, bem como outras chegando para aproveitar as oportunidades  oferecidas, como é o caso dos “Laticínios Marilia” em Itaperuna. Estas são provas de  que podemos sonhar grande. Que nossa região é capaz de ter expressão nacional. Que nossa produção de bens e serviços podem sim, ser objeto de desejo de muitos consumidores de todo o Brasil.

É fundamental entendermos que toda empresa é fruto de um sonho. E a aplicação deste sonho será transformar seu produto na resposta a alguma necessidade do consumidor. E quando o empresário não compartilha com seus colaboradores este sonho, a empresa fica restrita a uma pequena fatia de mercado ou região, por causa da limitação que existe quando estamos sozinhos. Mas quando este sonho encontra muitos que desejam realizá-lo, não existe nada que impeça o crescimento e expansão do empreendimento.

Existe uma passagem na Bíblia que diz que Deus teve um sonho para seu povo. Separou uma Terra de grande fartura, próspera, para que esse povo pudesse viver. Deus fez tudo para que Seus filhos recebessem este presente. Libertou-os da escravidão em que viviam, designando um grande líder para ajudá-los na caminhada.  Sustentou e fez grandes milagres até que estivessem prontos para o desafio final desta conquista. Mas o Povo não sonhou o mesmo sonho que Deus tinha e acabaram se rebelando quando estavam bem perto desta Terra.

Consequência disso: perderam a oportunidade de desfrutar do sonho que Deus tinha para suas vidas, e somente a outra geração pode entrar na Terra Prometida. Esta outra geração teve que lutar para conquistar esta Terra, mas a vitória já era certa porque Deus sempre cumpre suas promessas.

Deus tem um sonho para você, Deus tem um sonho para mim, Deus tem um sonho para nossa região. Só falta fazermos a nossa parte para materializarmos este sonho.
Eu tenho sonhos e isso tem sido a minha motivação para continuar vivendo.

E você, tem sonhos?