Por tudo que já conheci
trabalhando em diversas regiões do nosso Brasil, posso afirmar que nossa região
está diante de grandes oportunidades de crescimento, mas falta encontrar nossa
Identidade para construirmos nosso destino.
O pensador Pilzer escreveu
que “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”.
Nossa região precisa
novamente encontrar o caminho do sucesso para termos mais e melhores
oportunidades para todos. Precisamos nos redescobrir como referência em algum
segmento, como já ocorreu no passado.
Ao olhar para alguns
municípios de sucesso ou outras regiões no Brasil, somos levados a crer que
podemos e devemos criar mais pontos de interesse para atrair consumidores de
todo Pais. Para isso, primeiro precisamos acreditar que é possível e depois,
unirmos forças: empresários, poder público e sociedade.
Se queremos realmente
conquistar novos mercados, primeiro temos que nos conhecer e saber onde
queremos chegar. Isso é identidade e destino.
Estive num encontro
promovido pelo Sindicato do Comercio de nossa região onde empresas do mesmo
ramo estariam se unindo para formar um grupo de negócios com identidade própria
e princípios baseados na ética e respeito mútuo. Com este agrupamento deixarão
de serem pequenos empreendedores para formarem uma grande rede de lojas.
Fantástico!!! Isso prova que
juntos podemos concorrer com as grandes lojas que estão vindo para nossa
região. Homens de visão que estão buscando não apenas reclamar da vida, mas
construir um futuro.
E quem ganha com isso?
Todos
ganham.
Albert Einstein disse:
Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Tenho observado que
algumas empresas da nossa região buscaram crescimento abrindo novas lojas,
aumentando a oferta de seus produtos, baseando na boa aceitação e grande procura,
porém poucos destes empreendimentos tornaram exemplo de sucesso. Será que nossa
região não tem consumidor com poder de compra para sustentar estas iniciativas
ou falta organização e planejamento? Precisamos entender que crescer sem se
estruturar é arriscar o que já se conquistou. Como tudo na vida, algo maior
traz riscos e responsabilidades maiores.
Temos boas empresas
com produtos diferenciados e até mesmo inovadores, mas precisamos de líderes
menos centralizadores, que aceitem ajuda de profissionais na construção da
identidade e do destino deste sonho e principalmente mão de obra qualificada e
motivada a superar desafios.
Se estamos vivendo um
momento de crise de identidade e destino também é verdade que é justamente nos
momentos de crise que encontramos as melhores oportunidades. Mas para que isso
aconteça é necessário ter fé, atitude, pensar de forma positiva, começar hoje a
construir o futuro, arriscar, sair da zona de conforto e investir em formação.
Esta palavra é aplicável não somente para as empresas, mas para todos nós.
Alguém me disse que
estamos no interior, longe dos grandes centros e por isso não podemos competir
com as grandes marcas. Engano!!! Uma empresa para ser grande precisa é ter
grandes sonhos, visão, inovação, organização e profissionalismo.
Será que sua
empresa realmente sabe “quem é” e “para onde” ela está te levando? Sabe
realmente qual seu modelo de negócio? Quem é e onde está seu público alvo?
Entende as necessidades do mercado e como seu produto pode supri-las? Seu preço
está dentro da realidade do seu cliente? Sabe como seu produto vai estar
posicionado no mercado daqui a 1 ano, ou até melhor, daqui a 5 anos? Sabe como
o consumidor vê seu produto? Estas e muitas outras questões é que define a continuidade
ou não de sua empresa, pois estamos falando de “sustentabilidade”.
Desejo trazer
tudo isso como reflexão para juntos construirmos o futuro da nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário