segunda-feira, 28 de abril de 2014

Identidade e Destino

Por tudo que já conheci trabalhando em diversas regiões do nosso Brasil, posso afirmar que nossa região está diante de grandes oportunidades de crescimento, mas falta encontrar nossa Identidade para construirmos nosso destino.

O pensador Pilzer escreveu que “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”.

Nossa região precisa novamente encontrar o caminho do sucesso para termos mais e melhores oportunidades para todos. Precisamos nos redescobrir como referência em algum segmento, como já ocorreu no passado.

Ao olhar para alguns municípios de sucesso ou outras regiões no Brasil, somos levados a crer que podemos e devemos criar mais pontos de interesse para atrair consumidores de todo Pais. Para isso, primeiro precisamos acreditar que é possível e depois, unirmos forças: empresários, poder público e sociedade.

Se queremos realmente conquistar novos mercados, primeiro temos que nos conhecer e saber onde queremos chegar. Isso é identidade e destino.

Estive num encontro promovido pelo Sindicato do Comercio de nossa região onde empresas do mesmo ramo estariam se unindo para formar um grupo de negócios com identidade própria e princípios baseados na ética e respeito mútuo. Com este agrupamento deixarão de serem pequenos empreendedores para formarem uma grande rede de lojas.

Fantástico!!! Isso prova que juntos podemos concorrer com as grandes lojas que estão vindo para nossa região. Homens de visão que estão buscando não apenas reclamar da vida, mas construir um futuro.

E quem ganha com isso?

Todos ganham.

Albert Einstein disse: Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Tenho observado que algumas empresas da nossa região buscaram crescimento abrindo novas lojas, aumentando a oferta de seus produtos, baseando na boa aceitação e grande procura, porém poucos destes empreendimentos tornaram exemplo de sucesso. Será que nossa região não tem consumidor com poder de compra para sustentar estas iniciativas ou falta organização e planejamento? Precisamos entender que crescer sem se estruturar é arriscar o que já se conquistou. Como tudo na vida, algo maior traz riscos e responsabilidades maiores.
Temos boas empresas com produtos diferenciados e até mesmo inovadores, mas precisamos de líderes menos centralizadores, que aceitem ajuda de profissionais na construção da identidade e do destino deste sonho e principalmente mão de obra qualificada e motivada a superar desafios.
Se estamos vivendo um momento de crise de identidade e destino também é verdade que é justamente nos momentos de crise que encontramos as melhores oportunidades. Mas para que isso aconteça é necessário ter fé, atitude, pensar de forma positiva, começar hoje a construir o futuro, arriscar, sair da zona de conforto e investir em formação. Esta palavra é aplicável não somente para as empresas, mas para todos nós.
Alguém me disse que estamos no interior, longe dos grandes centros e por isso não podemos competir com as grandes marcas. Engano!!! Uma empresa para ser grande precisa é ter grandes sonhos, visão, inovação, organização e profissionalismo.
Será que sua empresa realmente sabe “quem é” e “para onde” ela está te levando? Sabe realmente qual seu modelo de negócio? Quem é e onde está seu público alvo? Entende as necessidades do mercado e como seu produto pode supri-las? Seu preço está dentro da realidade do seu cliente? Sabe como seu produto vai estar posicionado no mercado daqui a 1 ano, ou até melhor, daqui a 5 anos? Sabe como o consumidor vê seu produto? Estas e muitas outras questões é que define a continuidade ou não de sua empresa, pois estamos falando de “sustentabilidade”.


Desejo trazer tudo isso como reflexão para juntos construirmos o futuro da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário