A criação de qualquer produto ou serviço de sucesso no mercado
começa na capacidade do empreendedor em fazer perguntas. Assim, quando pensar
em abrir um negócio próprio ou um novo negócio, primeiro procure respostas para os seguintes questionamentos:
- Quais são seus concorrentes diretos e indiretos que atuam no
mercado?
- Este segmento está em ascensão ou declínio?
- Qual nicho de mercado seu produto ou serviço pretende atuar?
- Onde está situado o público alvo e qual seu poder de compra?
- A marca que vai estabelecer é favorável ao desenvolvimento do
negócio, lembrando a principal característica do que você quer oferecer aos
seus clientes?
- Qual será seu "diferencial competitivo"?
- Que tipo de produto ou serviço disponibilizará para seus
clientes?
- Quais são e onde estão situados os principais fornecedores de insumos necessários para a sua produção ou
comercialização?
- Como será a venda e distribuição do seu negócio?
- Qual a estrutura necessária?
- Qual preço terá seu produto ou serviço?
- A margem de lucro será capaz de recompensar o capital
investido e dar a possibilidade de reinvestimento?
- Há pessoas disponíveis para contratação com capacidade de atender
seus clientes?
- Que tipo de Comunicação será trabalhada?
- O capital que você possui é suficiente para sustentar o período
inicial de adaptação?
Veja que ter uma boa ideia é difícil, mas se não estiver amparada
pelo que chamamos de “Plano de Negócios”, que vem a ser um estudo antecipado
das possibilidades, o risco aumenta consideravelmente.
Este planejamento não é fator determinante para o sucesso do seu
novo negócio, mas poderá ajudá-lo a encontrar o melhor caminho desde o início.
O correto é: tenha coragem de abrir seu próprio negócio, mas
seja prudente em buscar ajuda.
Onaldo Rios
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