sexta-feira, 26 de setembro de 2014

10 coisas que aprendi com a vida

1 - Acima de tudo, Deus é bom;

2 - O que não mata, fortalece;

3 - Os problemas não afastam os amigos, apenas seleciona;

4 - Existem sempre dois lados da mesma história;

5 - Na vida não importa o quanto você consegue bater, mas o quanto você aguenta apanhar e ainda permanecer de pé;

6 - Se a gente for intolerante com a vida, a vida será intolerante com a gente;

7 - Pior que a justiça de Deus e dos homens é a justiça dos hipócritas;

8 - Se Cristo te comprou com Seu próprio sangue, pode ter certeza, Ele não vai te abandonar somente porque os outros esperam isso;

9 - Grande parte das pessoas preferem aconselhar sem se envolver, outra parte de tão pequenos que são apenas conseguem criticar, e raros são os que sabem estender a mão e tocar;

10 – Se acordei hoje é porque Deus deseja que eu tenha um dia feliz somente por estar vivo.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Inovar é Preciso

Em conversa com empresários de nossa região tenho ouvido sobre a dificuldade que suas empresas têm de Inovar. Mas será que estes líderes sabem realmente o que esta palavra significa?

Segundo a enciclopédia livre “Wikepédia”, Inovar é trazer algo novo, renovar
.
Seguindo esta linha de pensamento, posso afirmar que podemos inovar a todo instante em todas as áreas de nossas vidas profissional e pessoal, pois tratasse de modificar algo com o objetivo de melhorar.

Mas vamos nos ater na vida profissional, e sendo ainda mais específico, no dia a dia de nossas empresas.
De acordo com Peter Drucker (considerado o pai da moderna gestão de empresas), inovação está associada à geração de valor econômico e é diferente da invenção, que tem um significado tipicamente tecnológico. O senso de inovação de uma organização tem que possibilitar o abandono sistêmico do que já é antigo.
Desta forma surgem alguns questionamentos tipo: Porque será que mudar é algo tão difícil principalmente para o dono ou líder maior da empresa? Porque muitos funcionários são extremamente resistentes a renovação? A resposta é simples e se resume na pequena expressão denominada “zona de conforto”.

Alguns podem pensar...e qual o risco de se viver na zona de conforto? O problema não está no dia de hoje e sim no futuro, pois esta posição nos dá a falsa sensação de segurança, nos deixando menos preparado para as mudanças que o mercado nos impõe diariamente.

Quando temos a consciência desta realidade, podemos entender melhor a extrema importância de se Inovar ou Renovar, pois certamente nosso concorrente não sabe o que é conforto e por isso busca incansavelmente posicionar seu produto ou serviço no lugar de preferência do consumidor.

Então a receita pra Inovar é tirar o conforto do local de trabalho? Exatamente! Mas vou explicar melhor. Quando falo em desconforto estou referindo a “não aceitação” de uma situação que impeça o desenvolvimento da empresa na busca de satisfazer e encantar seu cliente.

Gosto muito de dar exemplos, e dentro das minhas observações de nossa região ainda constato a mesmice nos atendimentos em nossos bares e restaurantes; a falta de compromisso com o horário marcado de muitos consultórios; a baixa criatividade das nossas lojas até mesmo com as Mudanças de Estação; a pouca importância a que muitas áreas de produção dão a produtividade, redução de custos e qualidade; a falta de planejamento e estudo ao iniciar um novo negócio ou lançamento de novo produto, ou seja, quanta coisa poderia ser diferente se existisse a preocupação da Inovação dentro de nossas empresas.

Mas como já disse, a ação de Inovar é impedida justamente pela resistência que gera inoperância, que com isso atrofia o pensamento criativo, cegando a visão de futuro, abortando as iniciativas ousadas, sangrando os Caixas das empresas e assim diminuindo seu tempo de vida.

É preciso entender que estamos vivendo em um “Novo Mundo dos Negócios” onde Inovar é fator primordial de sobrevivência e longevidade.