quarta-feira, 30 de julho de 2014

Boas Práticas

Entende-se por “Boas Práticas” quando se utiliza técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa e pode ser utilizada em qualquer área de uma corporação.

 “Outro dia fui com mais dois amigos a um restaurante de nossa região para almoçar e depois de um longo período esperando um garçon, pudemos receber somente aquilo que solicitamos. Até mesmo a tentativa de comer uma sobremesa foi frustada”. Esta e tantas outras experiências nos faz refletir sobre: foi falta de iniciativa e interesse do garçon, ou seu patrão não forneceu treinamento e informação?

Precisamos mudar nossos conceitos. A empresa não é o patrão e sim, todos os que nela trabalham. Neste caso “Boa Prática” seria simplesmente dar atenção ao cliente.

Empatia significa compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

Tão simples, pois representa dar valor àquele que garante a sobrevivência do nosso negócio ou nosso emprego.

Para nossa região ser referência nacionalmente, precisamos primeiramente ter prazer em lidar com gente e aprimorarmos nossos atendimentos num grau tal, que iremos superar qualquer expectativa.

Isso se chama Boas Práticas no atendimento.

Benchmark, que significa aprender com o outro, pode ser um bom exemplo de como aprimorar ou implementar uma cultura de Boas práticas na sua empresa.

Há um provérbio chinês que diz: “o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros”.

Estive num cliente que me disse: “estamos com problemas na nossa gestão, mas já contratamos uma empresa para informatizar todos os processos e assim ganharemos agilidade”. E me perguntou “o que acha dessa iniciativa?”

 Respondi: ótimo, pois agora vocês terão maior agilidade para errar.

Se a empresa deseja melhorar seus processos, o caminho é encontrar as melhores práticas, adaptá-las à cultura da empresa e tornar como rotina.

Uma forma prática e de baixo custo está exatamente em ouvir seus colaboradores, valorizando e premiando as boas ideias. Na maioria das vezes a resposta ao que precisamos pode estar dentro de sua própria empresa.

A grande pergunta na implantação de Boas Práticas na empresa é: como transformar este conceito em ações rotineiras e eficientes?

Jesus, o maior líder que já conheci, nos deixou o seguinte ensinamento no livro de Mateus, “Ame o teu próximo como a ti mesmo”. Simples assim.

Se quero coisas boas pra mim, também devo querê-las para aqueles que são alcançados pelo meu trabalho ou produto.

Quando patrões e colaboradores unirem-se para satisfazer as necessidades de seus clientes, estarão colocando seus produtos ou serviços no patamar de excelência.

Tenho um sonho para a nossa região e quero compartilhar com você: Tornarmos-nos referência nacional com os nossos produtos e serviços.

Como fazer isso? Praticando as Melhores Práticas imediatamente!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Novos Rumos

Tenho trabalhado em divulgar um sonho para nossa região, que seria encontrarmos novos rumos para nossas empresas e seus colaboradores.

Rumo significa direção, destino, caminho. Desta forma estou dizendo que meu sonho seria encontrarmos um novo caminho para nossa região com relação a identidade e destino.

O que tenho percebido é que estamos parados no tempo com relação ao desenvolvimento de oportunidades. Acomodados ou mesmo com medo de partir para conhecer o novo, o desconhecido.

Willian Shedd disse: “Um navio no porto é seguro, mas não é para isso que os navios foram feitos.”

Acredito que na vida sempre é importante buscar novos rumos. Isso nos ajuda a não acomodar que é a pior situação que pode acontecer com o ser humano, empresa ou comunidade.

O reconhecido mestres da arte do século XX, Pablo Picasso, tinha o seguinte pensamento: “A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.”

Quando desistimos da vida é por que perdemos o rumo, não sabemos mais para onde desejamos chegar, o que precisamos conquistar.

Não estou dizendo que mudar deve ser algo constante, mas sim, precisamos ter a inquietação permanente da evolução da mente e dos sonhos. Relações equilibradas com parcerias ousadas entre empresas e também funcionários, todos buscando um bem comum capaz de impactar na melhora da qualidade de vida para todos.

Tudo vai depender de conseguirmos aprimorar a gestão de nossas empresas; modernizando a visão de produtividade e comercialização; desenvolvendo a cultura de busca constante de resultado; transformando o conceito do individualismo para o coletivo, onde o ganha a ganha impulsionará não apenas alguns, mas toda nossa região.

Uma frase importante da escritora Bárbara Coré foi: “Pare de olhar para trás. Você já sabe onde esteve. Agora precisa saber para onde vai. Acostume seus olhos a mirar o futuro”.

É assim que precisamos olhar para nossa região. Com visão de futuro, porém sendo trabalhada hoje, no presente.

Libere seu barco para esta nova viagem e quando digo isso estou pontuando não somente na sua mente ou empresa, mas também com relação a sua fé.

Jesus esteve neste mundo a mais de 2000 anos provocando uma revolução tão grande que até nos dias de hoje é adorado ou mesmo admirado por seus feitos e seus conceitos sobre a vida e as relações humanas.

Deseja mesmo conhecer algo novo que fará uma revolução na sua forma de enxergar não somente nossa região, mas todos seus projetos de vida? Conheça Jesus Cristo.


Novos rumos com Jesus no comando é a certeza de chegar ao melhor lugar que possa existir.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Quebra de Paradigma

Quebrar paradigma representa romper com regra ou padrão estabelecido.

Este termo surgiu junto com as implantações de Qualidade Total nas empresas. A necessidade seria repensar todas as atividades buscando ganhar eficiência, reduzir custos e ter maior produtividade.

Incrível é observar como algo fundamental para a sobrevivência da empresa, sofre resistência de colaboradores e até mesmo empresários em sua implantação. De qualquer forma a quebra de paradigmas é o marco determinante que levará a empresa ao novo mercado consumidor.

É muito prazeroso entrar numa empresa onde seus colaboradores participam na formação de novas culturas, padrões e inovações.

A importância desta oportunidade está em fazer parte de algo transformador não somente na vida da empresa, mas também na do colaborador que experimenta novos conhecimentos em relacionar-se com áreas totalmente diferentes.

Quando compartilhamos nossas dificuldades com outros setores entendemos todo o processo e com isso surgem ajustes que podem revolucionar uma empresa.

Isso é formação e crescimento profissional. É viver e reinventar a Empresa com suas experiências e pensamentos. É questionar se algo não pode ser melhor.

A Quebra Paradigma primeiro tem que acontecer dentro nós.

Lembre-se: A mente que se abre para o novo jamais voltará ao seu tamanho original.
Muitas empresas querem ser inovadora, conquistar novos mercados, receber reconhecimento por seu bom trabalho, ser o que chamamos de Empresa de Ponta. Mas esquecem de que para revolucionar é preciso estar aberta ao novo.

Alguns dizem que é necessário ter coragem para mudar uma empresa. Eu digo que é preciso ser inteligente para não transformar esta mudança num grande erro.
Por isso a importância do Planejamento, onde na teoria busca-se responder qual o melhor caminho.

Existem diversos modelos de trabalho para implantar mudanças na empresa. Uma delas é chama de Quebra de Paradigmas, que tem se mostrado algo sólido e consistente.

Revisar toda uma história para construir algo novo tem sido a saída para empresas que já não mais crescem ou até mesmo estão perdendo seu público que um dia foi fiel.

Compreender o mercado atual ficou mais difícil porque o consumidor ficou mais exigente, inteligente e com mais informação.

A saída está em unir forças.

Empresários e colaboradores estão sendo os agentes de mudanças onde a importância está no grupo e não somente na individualidade.

Esta união tem sido a maior Quebra de Paradigma que uma empresa pode experimentar, e os desafios impostos por este novo mercado de grande concorrência tornam-se apenas mais um obstáculo a ser superado.

Quando falo em Quebra Paradigmas lembro-me imediatamente de um grande amigo que teve a coragem de enfrentar toda uma forte corporação de interesses, e com isso transformando a história da Humanidade.

O nome deste grande líder é Jesus Cristo que com palavras de amor, rompeu com as regras de seu tempo nos deixando ensinamentos capazes de erguer qualquer pessoa ou empresa, impulsionando-a para o sucesso.

Ele quebrou paradigmas ensinando a liderar e compartilhar. Mostrou como se conquista. Venceu a falência chamada morte e 2000 anos depois a história de sua vida continua sendo o livro mais vendido e praticado no mundo.

Quer aprender com este grande líder como transformar sua empresa em algo fundamental na vida de muitos? Quebre seu próprio paradigma e leia a Bíblia.