Quebrar paradigma representa romper com regra ou padrão
estabelecido.
Este termo surgiu junto com as implantações de Qualidade
Total nas empresas. A necessidade seria repensar todas as atividades buscando
ganhar eficiência, reduzir custos e ter maior produtividade.
Incrível é observar como algo fundamental para a
sobrevivência da empresa, sofre resistência de colaboradores e até mesmo
empresários em sua implantação. De qualquer forma a quebra de paradigmas é o
marco determinante que levará a empresa ao novo mercado consumidor.
É muito prazeroso entrar numa empresa onde seus colaboradores
participam na formação de novas culturas, padrões e inovações.
A importância desta oportunidade está em fazer parte de algo
transformador não somente na vida da empresa, mas também na do colaborador que
experimenta novos conhecimentos em relacionar-se com áreas totalmente
diferentes.
Quando compartilhamos nossas dificuldades com outros setores
entendemos todo o processo e com isso surgem ajustes que podem revolucionar uma
empresa.
Isso é formação e crescimento profissional. É viver e reinventar
a Empresa com suas experiências e pensamentos. É questionar se algo não pode
ser melhor.
A Quebra Paradigma primeiro tem que acontecer dentro nós.
Lembre-se: A mente que se abre para o novo jamais voltará ao
seu tamanho original.
Muitas empresas querem ser inovadora, conquistar novos
mercados, receber reconhecimento por seu bom trabalho, ser o que chamamos de Empresa
de Ponta. Mas esquecem de que para revolucionar é preciso estar aberta ao novo.
Alguns dizem que é necessário ter coragem para mudar uma
empresa. Eu digo que é preciso ser inteligente para não transformar esta
mudança num grande erro.
Por isso a importância do Planejamento, onde na teoria
busca-se responder qual o melhor caminho.
Existem diversos modelos de trabalho para implantar mudanças
na empresa. Uma delas é chama de Quebra de Paradigmas, que tem se mostrado algo
sólido e consistente.
Revisar toda uma história para construir algo novo tem sido a
saída para empresas que já não mais crescem ou até mesmo estão perdendo seu público
que um dia foi fiel.
Compreender o mercado atual ficou mais difícil porque o
consumidor ficou mais exigente, inteligente e com mais informação.
A saída está em unir forças.
Empresários e colaboradores estão sendo os agentes de
mudanças onde a importância está no grupo e não somente na individualidade.
Esta união tem sido a maior Quebra de Paradigma que uma
empresa pode experimentar, e os desafios impostos por este novo mercado de
grande concorrência tornam-se apenas mais um obstáculo a ser superado.
Quando falo em Quebra Paradigmas lembro-me imediatamente de
um grande amigo que teve a coragem de enfrentar toda uma forte corporação de interesses,
e com isso transformando a história da Humanidade.
O nome deste grande líder é Jesus Cristo que com palavras de amor,
rompeu com as regras de seu tempo nos deixando ensinamentos capazes de erguer
qualquer pessoa ou empresa, impulsionando-a para o sucesso.
Ele quebrou paradigmas ensinando a liderar e compartilhar. Mostrou
como se conquista. Venceu a falência chamada morte e 2000 anos depois a
história de sua vida continua sendo o livro mais vendido e praticado no mundo.
Quer aprender com este grande líder como transformar sua
empresa em algo fundamental na vida de muitos? Quebre seu próprio paradigma e
leia a Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário