quarta-feira, 30 de julho de 2014

Boas Práticas

Entende-se por “Boas Práticas” quando se utiliza técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa e pode ser utilizada em qualquer área de uma corporação.

 “Outro dia fui com mais dois amigos a um restaurante de nossa região para almoçar e depois de um longo período esperando um garçon, pudemos receber somente aquilo que solicitamos. Até mesmo a tentativa de comer uma sobremesa foi frustada”. Esta e tantas outras experiências nos faz refletir sobre: foi falta de iniciativa e interesse do garçon, ou seu patrão não forneceu treinamento e informação?

Precisamos mudar nossos conceitos. A empresa não é o patrão e sim, todos os que nela trabalham. Neste caso “Boa Prática” seria simplesmente dar atenção ao cliente.

Empatia significa compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

Tão simples, pois representa dar valor àquele que garante a sobrevivência do nosso negócio ou nosso emprego.

Para nossa região ser referência nacionalmente, precisamos primeiramente ter prazer em lidar com gente e aprimorarmos nossos atendimentos num grau tal, que iremos superar qualquer expectativa.

Isso se chama Boas Práticas no atendimento.

Benchmark, que significa aprender com o outro, pode ser um bom exemplo de como aprimorar ou implementar uma cultura de Boas práticas na sua empresa.

Há um provérbio chinês que diz: “o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros”.

Estive num cliente que me disse: “estamos com problemas na nossa gestão, mas já contratamos uma empresa para informatizar todos os processos e assim ganharemos agilidade”. E me perguntou “o que acha dessa iniciativa?”

 Respondi: ótimo, pois agora vocês terão maior agilidade para errar.

Se a empresa deseja melhorar seus processos, o caminho é encontrar as melhores práticas, adaptá-las à cultura da empresa e tornar como rotina.

Uma forma prática e de baixo custo está exatamente em ouvir seus colaboradores, valorizando e premiando as boas ideias. Na maioria das vezes a resposta ao que precisamos pode estar dentro de sua própria empresa.

A grande pergunta na implantação de Boas Práticas na empresa é: como transformar este conceito em ações rotineiras e eficientes?

Jesus, o maior líder que já conheci, nos deixou o seguinte ensinamento no livro de Mateus, “Ame o teu próximo como a ti mesmo”. Simples assim.

Se quero coisas boas pra mim, também devo querê-las para aqueles que são alcançados pelo meu trabalho ou produto.

Quando patrões e colaboradores unirem-se para satisfazer as necessidades de seus clientes, estarão colocando seus produtos ou serviços no patamar de excelência.

Tenho um sonho para a nossa região e quero compartilhar com você: Tornarmos-nos referência nacional com os nossos produtos e serviços.

Como fazer isso? Praticando as Melhores Práticas imediatamente!

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